Hoje eu estava tendo uma conversa com alguns bboys na uerj , local aonde nós aki do rio de janeiro treinamos. E começamos a conversar sobre "o que realmente importa", fundamentos, dança , movimentos , o que vem a ser o bboy. Então achei bem interessante , baseado no que refletimos, conversamos resolvi postar alguma coisa aki no forum. Não que o que eu vá falar eu não tinha antes em mente , sim eu o tinha , porém com o tempo me veio formas diferentes de abordar e explorar esse assunto, e talvez assim ele fique mais claro e mais compreensivel pra todos.
Um bboy falou:
- Cara tem gente que so quer fazer movimento e do nada tu chega e fala "faz um sixstep" e o maluco responde "que que eh isso". Poh acho isso feião.
Ai eu pensei e falei:
- Poh cara mas a questão naum eh sixstep , cc ou baby freeze, a questão eh ele se movimentar na música, existem muitos bboys que nos vemos treinar que são sensacionais no treino, porque ali você vê sua movimentação , seus movimentos porém , distintos da música. Esses mesmos bboys quando vão por exemplo batalhar , não tem 10% do desempenho que eles tem no treino , porque na verdade eles naum desenvolvem a dança deles em cima da MÚSICA , eles desenvolvem a dança deles em cima de MOVIMENTOS ou MOVIMENTAÇÕES. Vejo por exemplo o lil amok treinando ( pra quem naum conhece bote no youtube bboy lil amok ), eh sensacional , veja um video dele editado ou so dos movimentos dele, lindo. Agora , veja o lil amok tentando executar tudo isso , com uma música rolando , ele se enrola , pode reparar , vai no youtube e pesquisa isso que vc vai ver , vai sentir na hora o que to falando. Os bboys naum começaram assim do nada , 3 muleques parados no meio do nada começaram a fazer top rock e em seguida foram evoluindo o que fizeram, NÃO! Os mesmos três , dois ou ate um pouco mais ( ironia ) meninos estavam nas festas , ouviam as musicas e sentiam a necessidade de DANÇAR , e essa dança foi se modificando com o tempo , modificação essa baseada nas suas influencias e etc. Mas o que tento freezar ( wow ) é o seguinte , o bboying veio da música, intaum sua dança tem que se desenvolver com esse fator: MÚSICA. Se vc ignorar a música , pode realizar movimentos perfeitamente , e não estou falando so de power move ou qualquer movimento de dificuldade, estou falando tambem de footworks , toprocks , e qualquer outra coisa que entre dentro da dança bboying . Você pode fazer tudo com maestriar , mas quando tocar uma musica e vc for batalhar ou dançar numa jam , ou vc vai se concentrar pra naum seguir a musica , ou ela vai te atrapalhar , e ai vc vai ver que esta fazendo alguma coisa errada. Ai o cara que treina SÓ air flares vai querer fazer sixstep e freezar na batida, porque eh IRREMEDIAVEL , a dança eh movida pela música , é o nosso combustivel, podemos fazer algo experimental sem musica e tal , mas isso eh apenas movimentação , expressão corporal. Quando unimos a expressão corporal , ou seja , os movimentos que treinamos , dentro de nossa musicalidade e interação com a musica , ai sim , vem a dança. Intão você não pode esquecer em momento algum a MÚSICA e como você vai se comportar quando se "confrontar" com ela.
E foi mais ou menos esse o desfecho da nossa conversa.
Peço desculpas pelo post GIGANTE , mas realmente achei importante expressar tudo isso.
Agradeço a todos e queria que vcs comentassem o que acham em relação a esse assunto.
Paz para todos.
Continuem dançando , mantenham a cultura viva.